Fundamental

Dia da Consciência Negra

       Esta data foi estabelecida na lei 10.639 em 9 de janeiro de2003.                                                                                Comemoramos no dia 20 de novembro por que foi o dia que o Zumbi do Palmares morreu. No dia 20-11 é um o dia que devemos refletir a importância dessa data, nas escolas, nossas casas, espaços culturais e também em outros lugares.                               A homenagem ao Zumbi do Palmares foi mais do que justa foi ele que lutou na época do Brasil colonial para a libertação dos negros, ele morreu em combate, defendendo seu povo e a sua comunidade.
         O dia da consciência negra é muito importante para mostrar importância da cultura e do povo africano na nossa cultura atual. O negro colaborou muito para o desenvolvimento do nosso país.


João Marcos
5º ano – manhã
Professora Fátima

------------------------------------------------------
Este dia foi escolhido em homenagem ao zumbi dos palmares que morreu no dia 20 de novembro  por lutar pela libertação de seu povo e sua comunidade.
Ele era o líder do Quilombo.
Esta data foi estabelecida no dia 09 de janeiro de 2003. Foi escolhida esta data por ser o dia que ele morreu no dia 20 de novembro de 1695.
Este dia é para representar os negros na escravidão no período do Brasil Colonial.
Os quilombos que representa a cultura africana no Brasil, representavam a resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até á morte por está cultura e pela liberdade.

Bárbara Carvalho
5º ano manhã
Professora Fátima
------------------------------------------------------
Dia da consciência

O dia da consciência negra é muito importante, foi escolhido esse dia porque foi o dia que zumbi, morreu no dia 20/11/1695, ele foi considerado o primeiro negro que lutou pela libertação dos escravos, que aconteceu só em 1888.
O zumbi dos palmares era um índio que lutou muito contra a escravidão.
Neste sábado agora nos comemoramos o Dia da consciência negra.

Renata Abrel
Guilherme Carvalho
4º ano – manhã
Professora Claudina
-------------------------------------------------------------
Zumbi

Uma expedição invadiu o quilombo e os índios que eram espertos fugiram para o mato, os velhos e as crianças acabaram morrendo. Zumbi foi adotado por um padre que o ensinou latim, matemática, historia etc.
O padre que gostava muito do menino o deu o nome de Francisco, e o colocou como coroinha na igreja.
Francisco resolve então voltar para o quilombo, pois queria defender seu povo. Chegando lá ele mudou seu nome novamente Zumbi que significa força do espírito presente. Lá ele lutou e conseguiu vencer o seu povo ficou livre.
Zumbi foi traído e por isso foi morto.
Foi escolhida o dia 20 de novembro para celebrar o dia da consciência negra porque foi nesse dia que zumbi foi morto, e nesse dia, celebramos a importância do negra da historia do Brasil.


Iana Flavia
Maria Fernanda Garcez
4º ano – manhã
Professora Claudina
___________________________________________

Portifóli Digital.
Tem como objetivo apresentar atividades desenvolvidas pelo 4° ano l.


 

 CONCIÊNCIA NEGRA